Reciclagem de resinas plásticas: conheça a importância desse processo

17 de agosto de 2021 3 Por admin

Os impactos ambientais causados pelas ações do homem são cada vez mais altos, trazendo sérios prejuízos na natureza e em nosso dia-a-dia. Por isso, existem diversas maneiras de reduzir esses danos ao meio ambiente e a reciclagem de resinas é uma delas. 

Neste texto, trouxemos algumas informações sobre como funciona esse processo e quais são as suas vantagens para o meio-ambiente. Confira!!

A reciclagem de plástico é de alta importância para o meio ambiente. Quando reciclamos ou utilizamos produtos reciclados, estamos contribuindo para que este tipo de material seja descartado de maneira correta, evitando a poluição de mares, lagos, matas e solos. 

Como funciona o processo de reciclagem

Reciclagem de resinas plásticas: conheça a importância desse processo

O processo de reciclagem mais conhecido é o mecânico, que segue as seguintes etapas: 

  • Fragmentação: os plásticos são separado por tipos e levados para moinhos para que tenham seu volume reduzido;
  • Lavagem e Separação: o material é lavado e separado por densidade. Os mais densos afundam e os menos densos ficam na superfície da água;
  • Secagem: o plástico é seco por meio de grandes secadores de ar quente;
  • Extrusão: o material adquire uma forma pré-determinada. No caso do plástico, geralmente passa por uma matriz de filamentos contínuos (chamados popularmente de “espaguetes”). Então, são resfriados com água em temperatura ambiente e cortados em uma granuladora.

Reciclagem de resinas plásticas: conheça o produto

A resina reciclada é um polímero artificial que conta com uma alta viscosidade e que conta com um alto poder de moldagem quando submetido a altas temperaturas. Uma de suas principais características é a sua ampla possibilidade de usos. 

Existem diversas vantagens de investir na reciclagem de resinas plásticas, como a redução na emissão de gases e redução do desperdício de produtos e embalagens.

Conte com a melhor empresa de reciclagem de resinas plásticas

A Plascamil oferece as melhores soluções para quem procura por reciclagem de resinas plásticas. Contamos com uma excelente infraestrutura e com profissionais altamente qualificados. Atuamos com a recuperação e comercialização do plástico granulado, proporcionando o máximo de qualidade aos nossos clientes. 

Para ficar por dentro de dicas e novidades, confira nosso blog. Aqui você encontra tudo o que acontece no setor. Até a próxima!!!