Poliamida (Nylon): onde aplicá-la?

18 de janeiro de 2022 0 Por admin

A Poliamida (Nylon), também conhecida como nylon ou PA, é um termoplástico com cadeia linear, também classificada como plástico de engenharia. Trata-se de um polímero composto pelo grupo amida em suas cadeias químicas. Por ser um material bastante popular, naturalmente há uma necessidade de conhecer as aplicações desse material. 

Pensando justamente nisso, no artigo de hoje falaremos mais sobre onde a Poliamida é aplicada. Antes, porém, falaremos mais sobre o que é esse material, destacando suas características e vantagens. Confira!

O que é Poliamida (Nylon) e quais suas características?

Como dito, a Poliamida (Nylon) consiste em um termoplástico classificado como plástico de engenharia. Esse é um material que tem em sua estrutura carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio, originando vários compostos por meio de reações químicas.

Uma das características desse material é a grande presença de átomos de carbono em suas moléculas, fato que influencia na obtenção de vários tipos de materiais.

Tenha em mente que a Poliamida incorpora reforços e aditivos com a finalidade de melhorar suas propriedades, sendo a fibra de vidro o reforço tradicional para elevar as propriedades mecânicas e melhorar a resistência à temperatura de deflexão térmica. 

Em suma, a Poliamida (Nylon) com fibra tem elevada relação entre resistência mecânica e peso, elasticidade perfeita, propriedades térmicas atrativas, boa retenção de sua resistência a temperaturas elevadas, possui baixo coeficiente de dilatação e elevada condutividade térmica.

Saiba ainda que, além da fibra de vidro, a Poliamida pode receber cargas minerais e ativos específicos para melhorar a resistência ao impacto, atrito, hidrólise e outros pontos.

No momento em que é constituída, a poliamida se torna um polímero sintético, podendo ser utilizada em várias aplicações conhecidas na sociedade.

Atualmente, o mercado têxtil é o principal destino da Poliamida (Nylon), uma vez que se trata da área onde esse material mais se desenvolveu por conta da boa flexibilidade e absorção de suor.

Afinal, onde a Poliamida pode ser aplicada?

A Poliamida tem várias aplicações, sendo comumente utilizada na fabricação de carpetes, airbags, patins, relógios, tênis esportivos, cordas para alpinismo, barracas, entre outros tipos de itens. 

Além dessas aplicações, a poliamida (Nylon), como mencionado, é comum na indústria têxtil, dando origem a diversos produtos. 

Portanto, saiba sempre que o uso de Poliamidas vai além das aplicações têxteis, sendo muito aplicada em diversos segmentos, como automotivos, engenharia civil e mecânica, aeronáutica e aeroespacial, eletroeletrônica, utensílios domésticos, moveleira e de eletrodomésticos.

Onde comprar Poliamida?

Você pode comprar Poliamida em empresas especializadas no fornecimento de resinas plásticas recicladas. 

Nesse caso, conheça a Plascamil, referência no segmento quando se fala em compra de Poliamida!

Conheça mais a Plascamil

A Plascamil Recuperadora de Plásticos é uma empresa especializada na recuperação de resinas plásticas de Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS), Polipropileno (PP), Poliestireno Alto Impacto (PSAI), Poliacetal (POM) e, claro, Poliamida (PA).

Desde 1984 atuando na cidade de São Paulo, a Plascamil  tem como objetivo fornecer ao mercado materiais plásticos recuperados com a mais alta qualidade, buscando constante renovação e evolução, agregando sobretudo, respeito e dignidade com a preservação do meio-ambiente.

Todos os produtos da Plascamil são pós-industrial e pós consumo, e passam por um rigoroso processo, garantindo a qualidade e especificações do material.

Gostou do artigo sobre a Poliamida e onde aplicá-la? Então, acompanhe o blog da Plascamil para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!