Poliestireno: entenda mais esse tipo de plástico

6 de abril de 2022 0 Por admin

O poliestireno está presente em nossas vidas de diferentes formas, sendo um material bastante popular, que dá origem a uma ampla gama de produtos, desde descartáveis e embalagens até peças e brinquedos em geral.

Mesmo sendo um material de sucesso, fato é que nem todos têm o conhecimento necessário acerca desse material. 

Pensando nisso, ao longo deste artigo falaremos tudo sobre o poliestireno, abordando quais são suas características, vantagens e aplicações mais comuns. 

Afinal, o que é poliestireno?

O poliestireno, conhecido também como PS, é uma resina termoplástica dura, atóxica, amorfa e transparente, polimerizada através do estireno (vinil benzeno). 

Tenha em mente que o PS é um polímero sintético de adição versátil, por isso pode ser utilizado de três maneiras:

  • Como poliestireno comum (cristal);
  • Como poliestireno de alto impacto;
  • Como isopor.

Do que é feito o PS?

Trata-se de um material feito a partir de um polímero – conjunto de sucessivas aglomerações de moléculas – do composto químico estireno, expandido em pequenas bolhas ocas de 0,4 a 2,5 milímetros de diâmetro. 

Aplicações PS

Podemos dizer que o poliestireno é, via de regra, usado na fabricação de objetos rígidos, transparentes e moldáveis.

Não à toa, o poliestireno conta com inúmeras aplicações, sendo um material comum na fabricação de uma série de itens, como: brinquedos, eletrodomésticos, placas de sinalização interna e externa, lacres, brindes, seringas, embalagens, divisórias, proteção e muito mais. 

Como se produz poliestireno?

O PS é obtido na forma de pequenas contas que podem ser amolecidas sob vapor e esculpidas na forma desejada. 

O tipo de poliestireno mais popular e conhecido no mercado é o isopor, que é obtido ao aquecer esse polímero com substâncias que produzem gases. Dessa forma, ele incha, ficando extremamente leve.

Onde comprar poliestireno?

Você deve comprar PS em empresas especializadas no fornecimento desse tipo de polímero para criação de diferentes itens e produtos. 

O mais recomendado é procurar o suporte de uma empresa experiente, responsável, confiável e profissional, como é o caso da Plascamil. 

A Plascamil é uma renomada recuperadora de plásticos, fundada em 1984 na cidade de São Paulo, que oferece soluções completas em resinas plásticas de Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS), Polipropileno (PP), Poliestireno Alto Impacto (PSAI), Poliacetal (POM) e Poliamida (PA).

Gostou de conhecer mais sobre o PS? Quais suas características, aplicações e vantagens? Então, acompanhe o blog da Plascamil para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!