Material granulado preto: conheça suas aplicações e onde comprá-lo

Material granulado preto: conheça suas aplicações e onde comprá-lo

29 de junho de 2022 2 Por admin

Saiba tudo sobre os principais tipos de material granulado preto e descubra qual a empresa ideal para comprá-los

Os granulados são itens muito comuns no mercado industrial, sendo importantes como matéria-prima de uma ampla gama de produtos e peças, que vão desde itens simples até os mais complexos. O material granulado preto é, sem dúvida, um dos mais requisitados do mercado. 

No mercado, você encontra uma ampla variedade de granulados preto, cada um deles com suas respectivas características e aplicações mais comuns. 

Confira, então, alguns dos principais granulados preto e conheça suas propriedades e qual o local ideal para comprá-los.

Poliamida – Nylon preto

A Poliamida, também conhecida como Nylon ou PA, é um granulado que pode ser adquirido na cor preta. Trata-se de um termoplástico da família das Poliamidas (PA) e o mais comum entre os plásticos de engenharia dessa família.

Como característica, a poliamida incorpora reforços e aditivos, a fim de melhorar suas propriedades, sendo a fibra de vidro o reforço tradicional para elevar as propriedades mecânicas e melhorar a resistência à temperatura de deflexão térmica. 

Além da fibra de vidro, saiba que a Poliamida pode receber cargas minerais e ativos específicos para melhorar a resistência ao impacto, atrito, hidrólise e outros pontos.

Tenha em mente que a Poliamida, sendo uma fibra sintética derivada do petróleo, conta com uma ótima propriedade mecânica, física e química, especialmente ao ser comparada com outros tipos de materiais similares.

Ela é versátil, podendo ser utilizada em diferentes produtos e aplicações, sendo comum desde a indústria têxtil à indústria automotiva.

A poliamida tem boa capacidade de absorção, é macia, estável termicamente falando e regular, ou seja, totalmente útil ao mercado e aos cidadãos.

Portanto, estamos falando de um material granulado preto de ótima qualidade e com inúmeras aplicações. 

ABS Preto

O ABS preto é um granulado muito comum, popularmente utilizado como matéria-prima de uma série de itens. 

O Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS) é um copolímero derivado do petróleo, cuja formação se dá a partir dos monômeros Acrilonitrila, Butadieno e Estireno.

O ABS é um termoplástico que serve como base para diversos tipos de materiais, utilizado para diferentes fins.

Possui um ótimo custo-benefício, é leve, rígido e conta com alguma flexibilidade e resistência na absorção do impacto, podendo assumir diversas formas por moldagem térmica a altas temperaturas. 

Estamos falando de um material que também possui acabamento de alto brilho.

No que se refere à aplicação, o ABS pode ser usado para cromação, pintura e metalização, por exemplo. 

PP preto

PP é outro material granulado preto de muito sucesso no mercado, sendo um polímero derivado do propeno ou propileno (plástico) reciclável. 

O Polipropileno (PP) é um commodity e apresenta baixo custo de processamento em relação aos demais plásticos.

Saiba ainda que o Polipropileno (PP) é uma resina de baixa densidade que oferece um bom equilíbrio de propriedades térmicas, químicas e elétricas, acompanhadas de resistência moderada. 

Como característica, o PP possui elevada resistência química, fácil moldagem, fácil coloração e alta resistência à fratura por flexão e impactos, o que viabiliza a sua larga utilização na indústria pelo seu perfil reciclável e sustentável.

Poliestireno alto impacto (PSAI)

O Poliestireno de Alto Impacto (PSAI), também chamado de HIPS (High Impact Polystyrene), é obtido a partir do acréscimo de um elastômero, geralmente Polibutadieno ou Estireno-butadieno com, no máximo, 25% de estireno, à versão mais comum do PS, o Poliestireno Cristal (GPPS).

Estamos falando de um material granulado preto (disponível também em outras cores) de alta qualidade, sendo um dos termoplásticos mais aceitos no mercado devido à sua alta resistência a impactos, que chega a ser 80% superior à do vidro, e alta flexibilidade e mobilidade. 

A alta rigidez e a excelente estabilidade dimensional colocam o PSAI como o material granulado ideal para trabalhar de diferentes formas sem que sua qualidade seja comprometida. Mas pode ser limitado seu uso se for necessário altas temperaturas. 

Onde comprar granulado preto?

Você pode comprar granulado preto em empresas especializadas no fornecimento de materiais granulados reciclados. 

Nesse caso, conheça a Plascamil. 

A Plascamil está desde 1984 oferecendo soluções completas em recuperação de resinas plásticas de Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS), Polipropileno (PP), Poliestireno Alto Impacto (PSAI), Poliacetal (POM) e Poliamida (PA).

Como resultado deste trabalho, a Plascamil fornece ao mercado materiais plásticos recuperados, como granulado preto, com a mais alta qualidade, buscando constante renovação e evolução, agregando sobretudo, respeito e dignidade com a preservação do meio ambiente.

Saiba que a Plascamil atende alguns dos segmentos mais rigorosos e exigentes do mercado, como o automobilístico, elétrico e eletrônico, além de bens de consumo, embalagens e materiais de beleza.

Gostou de conhecer alguns dos materiais granulados preto mais populares no mercado? Então, acompanhe o blog da Plascamil para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!