Materiais plásticos para construção civil: conheça os mais populares

Materiais plásticos para construção civil: conheça os mais populares

28 de setembro de 2022 0 Por admin

Conheça os materiais plásticos reciclados mais usados na construção civil, fique por dentro de suas características

Os materiais plásticos são amplamente utilizados, sendo comum em diversas áreas, inclusive na construção civil. 

Quando se fala em construção civil, pensamos em diversos materiais, como concreto, tijolo, cimento, mas a verdade é que o plástico se faz presente e tem um papel relevante em diversas obras. 

A importância das resinas plásticas na construção civil

A indústria plástica se desenvolveu bastante nos últimos anos, equiparando-se com outras indústrias, como a de aço, por exemplo, amplamente vista na construção civil. 

Tenha em mente que as resinas plásticas, em especial as recicladas, começaram a ser vastamente utilizadas como matéria-prima para produtos aplicados em edificações, infraestruturas e nos canteiros de obras em geral. 

O sucesso dos materiais plásticos está em suas características, como a possibilidade de reuso, maior durabilidade e, principalmente, custo reduzido.

Além disso, o baixo peso, a elevada resistência mecânica e à corrosão impulsionaram as resinas plásticas na construção civil, tornando-as uma alternativa a materiais tradicionais como madeira, concreto e aço. 

Quais os plásticos mais comuns na construção civil? 

Existe uma ampla gama de plásticos comumente utilizados na construção civil. Conheça agora alguns dos mais comuns e importantes!

Polipropileno (PP)

O Polipropileno (PP) é um polímero derivado do propeno. Trata-se de um commodity que apresenta baixo custo de processamento em relação aos demais plásticos.

Vale ressaltar que o Polipropileno (PP) é uma resina de baixa densidade, com bom equilíbrio de propriedades térmicas, químicas e elétricas, que adicionalmente conta com resistência moderada, fácil moldagem, fácil coloração e alta resistência à fratura por flexão e impactos. 

A aplicação desse tipo de resina termoplástica na construção civil se dá por meio de formas plásticas, telhas e distanciadores, por exemplo. 

Além disso, pode ser utilizado em produtos para partes elétricas e instalações, bem como na incorporação ao concreto e à argamassa, de modo a combater a fissuração por retração. 

Por fim, esse material também é uma importante matéria-prima para a fabricação de tubos que podem ser usados na condução de água quente e fria.

Confira os tipos de PP mais comuns:

  • PP preto;
  • PP cinza;
  • PP branco.

Poliestireno alto impacto (PSAI)

O Poliestireno de Alto Impacto (PSAI), também conhecido como HIPS (High Impact Polystyrene), é obtido a partir do acréscimo de um elastômero, geralmente Polibutadieno ou Estireno-butadieno.

Tenha em mente que o PSAI é um termoplástico muito bem avaliado no mercado por conta de sua alta resistência a impactos, que chega a ser 80% superior à do vidro. 

A alta flexibilidade e mobilidade, a rigidez e a excelente estabilidade dimensional faz com que esse material seja ideal para trabalhar de diferentes formas, sem que sua qualidade seja comprometida, o que explica seu sucesso na construção civil. 

Confira os tipos de PSAI mais comuns no mercado:

  • PSAI preto;
  • PSAI branco;
  • PSAI cinza.

Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS)

O Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS) consiste em um copolímero derivado do petróleo, formado a partir dos monômeros Acrilonitrila, Butadieno e Estireno.

O ABS é um termoplástico que serve como base para diversos tipos de materiais, inclusive muitos que são utilizados na construção civil. 

Como característica, o ABS possui um ótimo custo-benefício, é leve, rígido, flexibilidade e resistência na absorção do impacto.

Saiba ainda que esse tipo de resina plástica pode assumir diversas formas por moldagem térmica a altas temperaturas, oferecendo um ótimo acabamento de alto brilho.

Confira os tipos de ABS mais comuns no mercado:

  • ABS preto;
  • ABS cinza;
  • ABS branco.

Poliamida (Nylon – PA)

A Poliamida, conhecida como Nylon ou PA, é um termoplástico que incorpora reforços e aditivos com a finalidade de melhorar suas propriedades. A fibra de vidro é o reforço mais tradicional, que visa elevar as propriedades mecânicas e melhorar a resistência à temperatura de deflexão térmica.

Além da fibra de vidro, a Poliamida pode receber cargas minerais e ativos específicos a fim de intensificar a resistência ao impacto, atrito, hidrólise, etc.

Saiba ainda que o Nylon não enferruja e tem excepcional resistência a ambientes agressivos aos materiais convencionais. Além disso, permite a produção de peças com grande variedade de formatos e tamanhos. 

Um exemplo da aplicação desse plástico na construção está no concreto armado. Isso porque o Nylon com reforço de fibra de vidro faz o papel da armadura de ferro no concreto armado que torna as peças resistentes a choques, tração e flexão.

Onde comprar materiais plásticos para construção civil?

Se está à procura de matéria-prima à base de plástico para fabricação de produtos para construção civil, deve procurar uma empresa especializada no fornecimento de resinas plásticas recuperadas, a melhor opção do mercado. 

Nesse caso, opte por uma empresa experiente, consolidada e profissional, como é o caso da Placamil, por exemplo. 

A Plascamil foi fundada em 1984 na cidade de São Paulo e é uma empresa especializada na recuperação de resinas plásticas de Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS), Polipropileno (PP), Poliestireno Alto Impacto (PSAI), Poliacetal (POM) e Poliamida (PA), fornecendo há anos materiais para a fabricação de produtos para a construção civil. 

Nós da Plascamil fornecemos ao mercado materiais plásticos recuperados com a mais alta qualidade, sempre buscando constante renovação e evolução, agregando sobretudo, respeito e dignidade com a preservação do meio ambiente.

Gostou de conhecer mais sobre os materiais plásticos para construção civil? Quais os tipos de resinas plásticas mais comuns nessa área e onde comprá-las? Então, acompanhe o blog da Plascamil para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!