A importância dos plásticos recicláveis na construção civil 

A importância dos plásticos recicláveis na construção civil 

24 de maio de 2023 0 Por admin

Saiba mais sobre os plásticos recicláveis e qual sua importância na construção civil: conheça também os mais populares

O plástico é um material bastante utilizado no mercado, sendo comum nas mais diversas aplicações, das mais simples até as mais complexas e exigentes. Por conta da sua popularidade e uso maciço, sua reciclagem é a melhor solução para evitar problemas ambientais severos.  

Um dos setores que mais investe em materiais plásticos recicláveis, atualmente, é a construção civil, que, por sua vez, também é uma área que cresce exponencialmente no mundo todo. 

Logo, a construção civil se tornou um dos setores que mais compra residuos plásticos reciclados, tendo um papel importante na diminuição de plástico no meio ambiente. 

Hoje, as resinas plásticas recicladas estão entre os materiais mais utilizados na constrição civil, sendo um tipo de commodity utilizado para a produção dos mais diversos produtos. 

Entre os plásticos recicláveis mais comuns na contrução civil, podemos listar duas importantes resinas: PP e o PSAI. 

PP para construção civil 

O PP reciclado, ou Polipropileno reciclado, é uma resina de baixa densidade que oferece um bom equilíbrio de propriedades térmicas, químicas e elétricas, acompanhadas de resistência moderada. 

Possui elevada resistência química, fácil moldagem, fácil coloração e alta resistência à fratura por flexão e impactos, o que viabiliza a sua larga utilização na industria pelo seu perfil de reciclável e sustentável.

O polipropileno é comumente na  indústria de construção por meio de formas plásticas, telhas, distanciadores e muitas outras aplicações.

Além disso, o PP é muito utilizado em tubos, que podem ser usados na condução de água, tanto quente quanto fria. 

Trata-se, portanto, de um dos plásticos mais importantes do mundo e o terceiro plástico mais comercializado no planeta. É um termoplástico atóxico polimerizado a partir do gás propileno ou propeno, sendo, ao lado do polietileno, uma das principais poliolefinas existentes no mercado.

PSAI na construção civil

O PSAI (Poliestireno de Alto Impacto) é uma das resinas plásticas recicladas mais bem aceitas no mercado devido à sua alta resistência a impactos, que chega a ser 80% superior a do vidro.

Além disso, o PSAI conta com alta flexibilidade, mobilidade e rigidez, contando também com excelente estabilidade dimensional que o torna ideal para trabalhar de diferentes formas sem que sua qualidade seja comprometida. 

O poliestireno de alto impacto (também conhecido como HIPS, sigla em inglês para High Impact Polystyrene) é um material plástico que tem várias aplicações na construção civil, sendo comum como isolante térmico e acústico. 

Devido à sua estrutura celular fechada, o PSAI tem propriedades de isolamento excelentes, o que o torna uma escolha popular para revestimentos de paredes, tetos e pisos. Ele ajuda a reduzir a transferência de calor e som entre diferentes áreas de um edifício, melhorando o conforto térmico e acústico dos espaços.

Além disso, o PSAI é utilizado na fabricação de molduras para portas e janelas, molduras decorativas, rodapés e guarnições. Sua resistência a impactos ajuda a proteger essas áreas contra danos causados por colisões acidentais.

Outra aplicação comum do poliestireno de alto impacto é na produção de formas e moldes para concreto. O PSAI, nesse caso, pode ser moldado em uma variedade de formas complexas e é frequentemente usado para criar moldes temporários que são preenchidos com concreto. 

É importante ressaltar que o poliestireno de alto impacto não deve ser confundido com o poliestireno expandido (EPS), também conhecido como isopor. Embora ambos sejam derivados do poliestireno, eles têm propriedades diferentes e aplicações distintas na construção civil.

Vantagens de investir em plásticos recicláveis na construção civil

É importante saber que investir em resinas plásticas recicladas na construção civil oferece uma série de benefícios importantes, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico. 

Conheça agora algumas das principais vantagens:

Sustentabilidade ambiental: utilizar resinas plásticas recicladas reduz a demanda por plásticos virgens e contribui para a redução do acúmulo de resíduos plásticos nos aterros sanitários. Isso ajuda a preservar os recursos naturais e a reduzir o impacto ambiental associado à produção de plásticos.

Redução da pegada de carbono: A produção de plásticos virgens geralmente requer a extração e o processamento de matérias-primas, o que consome energia e emite gases de efeito estufa. Ao utilizar resinas plásticas recicladas, é possível reduzir significativamente a pegada de carbono da construção civil.

Redução de custos: em muitos casos, o uso de resinas plásticas recicladas pode ser mais econômico do que a utilização de plásticos virgens. Os preços das resinas plásticas recicladas tendem a ser mais baixos, o que pode resultar em economias para as empresas de construção.

Maior durabilidade: resinas plásticas recicladas podem ter propriedades mecânicas semelhantes ou até mesmo superiores às dos plásticos virgens. Isso significa que os produtos fabricados com essas resinas podem ser duráveis e apresentar boa resistência a impactos, umidade e outros desgastes, aumentando a vida útil das construções.

Diversidade de aplicações: as resinas plásticas recicladas podem ser utilizadas em uma ampla gama de aplicações na construção civil, como tubos, dutos, pisos, telhas, painéis isolantes, entre outros. Portanto, há diversas oportunidades para utilizar esses materiais reciclados em diferentes projetos.

Onde comprar resinas plásticas recicladas para construção civil?

Caso precise comprar resinas plásticas recicladas para construção civil, escolha uma empresa experiente e especializada no fornecimento desse tipo de produto. 

Nesse caso, conheça a Plascamil, referência como fornecedora de resinas plásticas recicladas. 

Plascamil: seu lugar certo para comprar PP e PSAI para construção civil

A Plascamil é uma das empresas mais bem avaliadas no mercado, atuando há anos como referência no segmento. 

Tenha em mente que a Plascamil é uma empresa especializada na recuperação de resinas plásticas de Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS), Polipropileno (PP), Poliestireno Alto Impacto (PSAI), Poliacetal (POM) e Poliamida (PA).

Como resultado deste trabalho, a Plascamil fornece ao mercado materiais plásticos recuperados com a mais alta qualidade, buscando constante renovação e evolução, agregando sobretudo, respeito e dignidade com a preservação do meio ambiente.

Gostou do artigo sobre a importância dos plásticos recicláveis na construção civil? Então, acompanhe o blog da Plascamil. Até a próxima!